Recebendo mudanças de status

O PagSeguro poderá enviar notificações via webhook para ambiente do Vendedor sempre que um evento (uma mudança de status de transação) acontecer, possibilitando a automação dos processos de gestão de vendas.

Nossa nova plataforma está em evolução continua e nesse momento nossas notificação são enviadas em dois formatos diferentes dependendo do contexto da operação, separamos da seguinte forma:

Eventos transacionais
As notificações serão enviadas num novo formato (JSON). A principal característica é que o conteúdo chegará integralmente ao sistema do Vendedor, como se estivesse consultando nossos sistemas.

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Modelo de webhook

Eventos pós-transacionais
As notificações serão enviadas num formato e padrão (XML) já utilizado pelo PagSeguro em outros produtos mais antigos. Sua principal característica é que o Vendedor receberá apenas um tipo de notificação e um identificador dessa notificação, necessitando que seja efetuada uma consulta no sistema do PagSeguro para que se tenha acesso ao conteúdo.

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Eventos transacionais

Para receber notificações via webhook utilizando a API de Cobrança é necessário enviar no payload da cobrança o campo opcional notification_urls. Dessa forma, sempre que ocorrer um evento nessa transação, o PagSeguro enviará as notificações para a URL de destino (método POST).

Cartão de crédito

  • AUTHORIZED
  • PAID
  • DECLINED
  • CANCELED

Boleto bancário

  • WAITING
  • PAID
  • CANCELED

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WEBHOOK = RESPONSE

Por padrão nossos webhooks possuem o mesmo payload (formato e conteúdo) do response síncrono das requisições das APIs na nova plataforma.

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Confirmando autenticidade da notificação

Para se certificar de que as notificações enviadas são de propriedade e origem do PagSeguro, e que o conteúdo não foi manipulado ou sofreu nenhuma intervenção externa, será necessário efetuar uma confirmação de autenticidade. Com isso, garantiremos a integridade das notificações recebidas pelo sistema do Vendedor.

Veja como fazer essa confirmação de autenticidade usando SHA256 aqui.

Eventos pós-transacionais

Cartão de crédito e Boleto bancário

  • Disponível - Este status indica que o valor da transação está disponível para saque
  • Devolvida - O valor da transação foi devolvido para o comprador
  • Cancelada - A transação foi cancelada sem ter sido finalizada. Quando o comprador opta por pagar com boleto bancário e não finaliza o pagamento, a transação assume este status
  • Retenção temporária - O comprador abriu uma solicitação de chargeback junto à operadora de cartão de crédito

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ATENÇÃO

No momento, eventos de pós-transação (disponibilização de saldo, chargebacks e cancelamentos) serão enviados para a mesma URL, mas em outro formato, veja aqui os detalhes desse formato.