Redirecionando após pagamento

Existem algumas opções para redirecionar o comprador para seu site após o pagamento. Você pode configurar um endereço (URL) fixo para o redirecionamento, ou informar um endereço diferente a cada pagamento. Além disso, você pode optar por receber o código da transação na URL do redirecionamento.

Redirecionando o comprador para uma URL fixa

A forma mais simples de redirecionar o comprador para o seu site após a finalização do pagamento é configurar um endereço fixo na área de configurações do PagSeguro. Desta forma, você pode mostrar uma mensagem geral para todos os seus compradores.

fluxograma

Por exemplo, configurando a URL abaixo no PagSeguro é possível exibir uma mensagem padrão para todos os compradores que terminarem o fluxo de pagamento:

http://lojamodelo.com.br/conclusao.html

Redirecionando o comprador para uma URL dinâmica

Você pode informar uma URL de redirecionamento diferente a cada pagamento realizado. Esta opção leva a uma grande flexibilidade, pois permite que você mostre uma página específica para cada pagamento.

Para utilizar essa funcionalidade você deve se logar na sua conta PagSeguro e configurar sua conta para aceitar somente requisições de pagamentos gerados via API.

fluxograma

Ao gerar uma requisição de pagamento utilizando a API de Pagamentos, especifique a URL de redirecionamento no parâmetro redirectURL.

<redirectURL>http://lojamodelo.com.br/notebook-prata-conclusao.html</redirectURL>

Recebendo o código da transação no redirecionamento

Esta configuração permite que você receba, na URL de redirecionamento, o código da transação que acaba de ser criada pelo pagamento. Isso pode ser bastante útil, pois permite que você obtenha dados sobre a nova transação enquanto o comprador ainda está interagindo com o fluxo de pagamento.

fluxograma

Com o código da transação, você pode consultar os dados da mesma no PagSeguro e mostrar uma mensagem bem específica para o comprador, indicando as opções de pagamento e frete que ele usou e dando uma estimativa dos prazos de entrega.

Segue abaixo um exemplo de URL de redirecionamento com código de transação. O método utilizado é GET.

http://lojamodelo.com.br/conclusao.html?transaction_id=E884542-81B3-4419-9A75-BCC6FB495EF1

Para habilitar essa funcionalidade, você deve acessar a área de configurações do PagSeguro. Ela também pode ser combinada com o redirecionamento para um endereço dinâmico, como neste exemplo (novamente, o método usado na requisição é GET):

http://lojamodelo.com.br/notebook-prata-conclusao.html
?transaction_id=E884542-81B3-4419-9A75-BCC6FB495EF1

Uma vez que você esteja recebendo os códigos de transação nos redirecionamentos para o seu site, você pode consultar o PagSeguro para obter as informações sobre as transações. Isso deve ser feito usando-se a Consulta de Transações por Código.