These docs are for v2.1. Click to read the latest docs for v4.1.

Módulo 1.6.x , 1.7.x e 8.x

Enquete

Queremos saber a sua opinião, você gostaria de ver Split de Pagamentos para a Plataforma PrestaShop?
Responder Pesquisa (;

Novo Módulo disponível !

O módulo PagSeguroPro foi descontinuado e substituído pelo novo módulo PagBank. Para atualizar o módulo em sua loja basta seguir o passo-a-passo de instalação e em seguida desativar o módulo PagSeguroPro.

GITHUB: NOVO MÓDULO PRESTASHOP!

Introdução

Através do módulo PagBank oferecemos total integração da sua loja PrestaShop com a melhor solução de pagamentos do Brasil.

Este módulo foi desenvolvido rigorosamente dentro dos padrões de segurança PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão) e boas práticas de desenvolvimento recomendadas pela PrestaShop, com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de Checkout. Não importa o seu ramo de atividade, este módulo irá potencializar suas vendas otimizando a experiência de compra do seu cliente em sua loja virtual.

Compatibilidade

  • Este módulo não utiliza Override;
  • Compatível com PrestaShop 1.6.x, 1.7.x e 8.x;
  • Compatível com PHP 5.2.0 ao 8.1.18;
  • Desenvolvido, testado e homologado com base na API v.4 do PagBank;
  • Requer a biblioteca cURL ativa na hospedagem.
  • Obrigatório o uso de certificado SSL com o protocolo TLS 1.2 ou superior;

Instalação

Extraia o arquivo "pagseguro-modulo-prestashop-master.zip" em seu computador.

Acesse a Aba "Módulos > Gerenciador de Módulos", clique em "Enviar um módulo", e envie o arquivo "pagbank.zip"

Pronto, o módulo está instalado!

Dica: Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab "Parâmetros Avançados > Desempenho" e clique em "Limpar Cache". Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.

Configuração


1 - Cadastro/Adesão App
O cadastramento no App é o primeiro passo para tornar a sua integração funcional. São três opções disponíveis para cadastro:

App D14
App D30
App Tax

O processo de adesão é muito simples, basta clicar em "Cadastrar" e seguir o passo-a-passo indicado.


2 - Configurações do App
Após se cadastrar no(s) App(s) desejado, marque a opção "Ambiente de Produção" como SIM e no campo "Tipo de Credencial" selecione qual App deve validar e processar os pagamentos.


3 - Configurações de Pagamento
O módulo disponibiliza três opções de pagamento via Checkout Transparente:

Cartão de Crédito (+30 bandeiras)
Boleto Bancário
Pix


3.1 - Cartão de Crédito
Marque a opção "Cartão de Crédito" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.

Máximo de parcelas aceitas pela loja, coloque 1 para à vista ou de 2 até 12 parcelas.
Quantidade de parcelas sem juros, coloque de 1 até 12 parcelas.
Valor da parcela mínima aceita pela loja.
Comportamento da parcela mínima aceita pela loja.
Compra com 1 Click.

Na opção "Compra com 1 Click", o cliente poderá salvar o Cartão de Crédito para futuras compras. O Cartão é criptografado e armazenado pelo PagBank através do processo de Tokenização.


3.2 - Boleto Bancário
Marque a opção "Boleto Bancário" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.

Prazo de vencimento do boleto (O padrão é 2 dias).
Texto descritivo para o boleto.

Nota: Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do Boleto.


3.3 - PIX
Marque a opção "PIX" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.

Prazo limite de pagamento via PIX (O padrão é 30 minutos).

Nota: Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do PIX.


3.4 - Opções de Descontos

Desconto de valor fixo ou percentual.
Valor do desconto.
Desconto no Cartão de Crédito (1x).
Desconto no Boleto Bancário.
Desconto no Pix.

No Cartão e Crédito o desconto é calculado e exibido na primeira parcela.


4 - Status de Pedido - Mapeamento
Para facilitar o gerenciamento do pedido disponibilizamos a opção de mapeamento de Status. Desta forma você poderá criar status customizados que servirão especificamente para essa finalidade.

Após criar os Status customizados na PrestaShop - no Menu "Compras > Status" - basta acessar a configuração do módulo para fazer a associação.

Os Status disponíveis são:

Pagamento Autorizado
Pedido Cancelado
Pedido Estornado
Pagamento em Análise
Aguardando Pagamento


5 - Debug & Logs

5.1 - Debug para soluções de problemas
Para uma análise técnica mais aprofundada, a fim auxiliar no desenvolvimento ou identificar eventuais conflitos de JavaScript na loja virtual, marque a opção "Exibir parâmetros no Console do navegador?" como SIM.

Dica: Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab "Parâmetros Avançados > Desempenho" e clique em "Limpar Cache". Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.


5.2 - Registro de Transações & Gerenciamento de Logs
Marque a opção "Gerar LOGs completos?" como SIM para que o módulo registre tudo o que é enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.

Para vistualizar os registros de Logs acesse "PagBank > PagBank - Logs", clique em "Ver" para analisar detalhes do que foi enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.

Dica: O Código de Referência da transação no PagBank é composto pelo ID do Carrinho + APP utilizado + Número randômico, exemplo: Código de Referência: 78895.TAX.177850

Nota: Dados sensíveis ao cliente como endereço, nome e sobrenome ou razão social, cpf/cnpj e telefone ou celular não são armazenados em Log. Todas as transações via Cartão de Crédito são Tokenizadas e não são armazenadas em Log

Para maiores detalhes a respeito do pedido acesse "PagBank > PagBank - Transações", clique em "Ver". As mesmas informações também estão disponíveis no histórico do pedido (consulta em tempo real entre a sua loja e o PagBank).


5.3 - Limpeza do Banco de Dados

A opção "Apagar tabelas do banco?" deve permanecer sempre desativada. Apenas marque a opção como SIM caso deseje desinstalar o módulo.

Com esta opção ativa todos os registros de transações (informações básicas sobre o pedido, como: ID do pedido na loja e PagBank, ID cliente, ID carrinho, etc.) e principalmente o registro de Logs (todo o registro técnico da comunicação entre a loja e API do PagBank) serão completamente removidos do Banco de Dados da sua loja.

Este recurso serve para evitar a perda de dados ao desinstalar o módulo por acidente ou durante uma atualização da própria loja.


6 - Tarefa CRON
A Tarefa Cron serve para cancelar os pedidos que não forem pagos dentro do prazo estipulado para Boleto Bancário e Pix, também é útil para o seu gerenciamento de estoque. Para configurar a Tarefa Cron entre em contato com o suporte técnico do seu servidor de hospedagem e informe as URLs geradas para a sua loja.


7 - Extra - Estorno Parcial ou Total de um Pedido
Na PrestaShop, no menu "Compras ou Pedidos", acesse o pedido a ser estornado, role a página até localizar "DADOS DO PEDIDO (PAGBANK)". Ao clicar em "Estornar Transação no PagBank", em tempo real, o módulo transmitirá a requisição para o PagBank.

Após realizar o estorno, dentro de alguns segundos, o pedido receberá uma notificação para a troca de status. Pedidos com estorno Total recebem o status mapeado como Cancelado e para estorno Parcial recebe o status mapeado como Estornado.

Para mais detalhes sobre o pedido estornado acesse a sua conta no PagBank, no menu, "Extratos e Relatórios > Extrato de Transações".

Ao acessar a transação role a página para localizar "Extrato de movimentações da transação".

Link de acesso: <https://minhaconta.pagseguro.uol.com.br/meu-negocio/extrato-de-transacoes>

Atenção: Só é possível realizar o estorno se o pedido estiver em um destes status: Aprovada, Em análise, Em disputa


CHANGELOG
v.1.0.0 - Lançamento

v.1.1.0
Correção da validação do JavaScript no Checkout para o CPF/CNPJ;
Correção da associação automática de mapeamento de Status na instalação (Em Análise e Aguardando Pagamento);
Correção p/ remover os Status na desinstalação;
Correção p/ exibir somente 1 ou 2 meios de pagamento quando selecionado - Só p/ PrestaShop 1.6;
Ajustes de layout para o Back e FrontOffice;