Assinaturas

O recurso de assinatura oferece uma maneira eficiente e automatizada de cobrar clientes (assinantes). Ao criar uma assinatura, você só precisa especificar o plano desejado, associar o cliente à assinatura e fornecer um identificador exclusivo para ela. Se preferir, é possível criar o cliente e seus detalhes de pagamento simultaneamente durante o processo de assinatura, simplificando ainda mais a gestão do ciclo de cobrança.

📘

Assinatura e planos

Lembre-se de que uma assinatura só pode ser criada quando o plano associado estiver ativo.

Status das assinaturas

Toda assinatura possuí um estado que define a atual situação do seu processo de criação/utilização. A tabela a seguir apresenta todos os possíveis estados que podem ser associados a uma assinatura, juntamente com suas descrições:

EstadoDescrição
ATIVO (ACTIVE)A assinatura está ativa, com a fatura paga e pagamento aprovado dentro do ciclo vigente do plano.
ATRASADA (OVERDUE)A fatura está em atraso, e o pagamento foi negado (aplica-se apenas a assinaturas com cartão). Para boletos, este estado não é aplicável.
CANCELADA (CANCELED)O estabelecimento cancelou a assinatura por razões relacionadas ao cliente, falta de pagamento ou outros problemas. Alternativamente, o pagamento foi negado após todas as tentativas (configurável). Este é um estado final que não sofre alterações.
EXPIRADA (EXPIRED)O ciclo da assinatura chegou ao fim, e todas as faturas e pagamentos precisam estar com status pago. Este é um estado final.
PENDENTE (PENDING)Este é o estado inicial associado a criação de uma assinatura. O estado fica pendente até que o pagamento via cartão seja autorizado ou o boleto seja compensado pela instituição financeira.
SUSPENSA (SUSPENDED)O estabelecimento suspendeu a assinatura, ou não houve pagamento de uma assinatura com boleto após 7 dias, ou o pagamento foi negado após todas as tentativas (padrão). Permite a alteração para o estado ativo no futuro, mas apenas se não estiver no último ciclo.
TRIALA assinatura foi criada a partir de um plano com período de teste (trial).

Os estados CANCELED e EXPIRED são estados finais. Ou seja, você não pode reativar uma assinatura após ela assumir um desses estados. Portanto, se o seu cliente deseja reativar a utilização do seu produto ou serviço, será necessário a criação de uma nova assinatura.

Endpoints

A API de assinaturas do PagBank disponibiliza os seguintes endpoints para facilitar a gestão de suas assinaturas:

Objeto Assinatura

A API de Assinaturas utiliza o objeto Assinatura. Para identificar todos os parâmetros, seus respectivos tipos e exemplos de cada parâmetro do objeto, acesse Objeto Assinatura.