A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um método de transferência de dinheiro entre contas que possibilita que vendas de crédito, débito ou voucher sejam realizadas de maneira eficiente e segura utilizando o terminal PINPad, que é o aparelho utilizado para realizar transações com cartão no ponto de venda. A TEF permite que um mesmo ponto de venda possa ser configurado para uso de várias adquirentes e que vários pontos de venda possam ser integrados no sistema do estabelecimento. O serviço é implantado através de um Software TEF homologado pelo adquirente, funciona de forma integrada com um PINPad e a automação comercial do estabelecimento, e possui compatibilidade com muitas bandeirass.

A TEF também reduz o risco de fraudes por emitir a nota fiscal juntamente com o pagamento da compra e conciliando recebimentos no Banco de forma automatizada. Dessa forma, o empreendimento tem as transações centralizadas e organizadas, podendo contar com relatórios de venda e controle de estoque a partir dos serviços da Pagbank, sem cobrança de mensalidade.

O PagBank oferece dois modelos de PINPad com compatibilidade para todas as bandeiras. Para troca ou solicitação de PINPads, entrar em contato com o número 3004 2000 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-723-2000 (demais localidades, exceto celular).

Software Houses

São as empresas que desenvolvem as soluções TEF e que são homologadas pelos adquirentes para fornecer estas soluções aos clientes. As software houses homologadas pelo PagBank são:

  • Software Express
  • Linx
  • PayGo
  • NCR
  • VBI
  • Auttar

Funcionalidades e bandeiras aceitas

As seguintes funcionalidades são disponibilizadas através do PagBank:

  • Crédito (Parcelado Vendedor)
  • Débito
    QR Code PagBank
  • Voucher (Alimentação, Refeição e Benefícios)
  • Estorno (Total e Parcial)
  • Cancelamento
  • Reimpressão de comprovantes

As seguintes bandeiras são aceitas nas operações TEF:

  • MasterCard
  • VISA
  • ELO
  • Cabal
  • Hiper
  • Hipercard
  • Amex (apenas crédito)
  • Volus (apenas crédito)
  • Up (apenas crédito)

Para habilitação de vouchers, é necessário que o cliente entre em contato com a Bandeira e solicite a liberação para o PagBank, com exceção das bandeiras Alelo e Ben Visa Vale, que possuem credenciamento disponível através do iBanking. As seguintes bandeiras são aceitas:

  • Sodexo
  • Ticket
  • VR
  • Alelo
  • Ben Visa Vale
  • Up

Estornos

Estornos na modalidade débito podem ser realizadas presencialmente, no mesmo dia que a transação ocorreu, sendo necessário a inserção do cartão no PINPad. Para a modalidade crédito, o mesmo pode ser feito em até 30 dias.

Caso o comprador não esteja mais no local, o estorno pode ser realizado pelo estabelecimento através do iBanking, através da função "devolver valor ao comprador". Isto pode ser feito em até 90 dias se for pelo Ibanking do estabelecimento e sem prazo se for feito pela central/backoffice. O prazo para estorno do valor ao portador vai depender do emissor, assim como o restabelecimento do valor ao portador do cartão.

Para estornos parciais, a transação não pode ter sido realizada a mais de 30 dias, o estabelecimento não pode possuir saque automático e deve ter saldo disponível para realização da operação. Se o estabelecimento possuir saque automático ou não tiver a presença do portador do cartão para esta operação, deve-se contatar a central de atendimento através do número 3004 2000 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-723-2000 (demais localidades, exceto celular).

Transações pendentes

Uma transação pode ficar pendente devido à falta de confirmação da transação, mesmo após a autorização por parte do emissor, sendo que a confirmação ocorre após a impressão dos comprovantes do estabelecimento.

As soluções TEF possuem mecanismos para tratamento manual de pendências, ou seja, confirmar ou desfazer uma transação. Se este tratamento não ocorrer no mesmo dia, no dia seguinte o PagBank iniciará o processo de liquidação junto a Bandeira e posteriormente o estabelecimento receberá o valor. Com exceção a operações via voucher, onde o estabelecimento deve, obrigatoriamente, realizar o tratamento manual da pendência de preferência em até 7 dias.

Se este é um problema recorrente no estabelecimento, deve-se contatar o responsável por prover a solução de automação para investigar a origem do problema junto ao provedor da solução TEF.

Integração da TEF

O processo de integração e utilização da TEF no seu empreendimento segue os passos descritos abaixo:

  1. Você solicita a instalação da TEF a partir de uma integradora para o seu estabelecimento.
  2. Ao realizar uma venda, o vendedor seleciona a forma de pagamento e opções de parcelamento no sistema de automação do estabelecimento.
  3. A venda é processada no servidor da solução TEF, que concentra todas as transações realizadas.
  4. Se a venda é realizada através de cartões, NFC ou PIX, pode-se utilizar uma maquininha PagBank.
  5. A partir da autorização de pagamento do cartão do cliente, a venda é conciliada com o banco emissor automaticamente.
  6. Se a transação for negada, peça ao cliente entrar em contato com o banco para verificar o motivo. Caso a situação ocorra repetidamente, entre em contato com o suporte Pagbank para maiores informações.