Pagamentos

Ao administrar assinaturas, é essencial compreender o estado tanto das faturas quanto dos pagamentos associados a cada ciclo. É importante entender que a fatura é o pedido de pagamento, enquanto o pagamento é a execução efetiva da transação financeira. Portanto, cada ciclo da assinatura estará associado a uma fatura que será considerada paga quando a operação financeira de pagamento for executada.

Status

A seguir, fornecemos uma visão detalhada dos status de fatura e pagamento.

Fatura (Invoice)

Na tabela abaixo você encontra uma lista dos possíveis estados associados as faturas e suas respectivas descrições.

EstadoDescrição
AGUARDANDO CONFIRMAÇÃOUtilizado para pagamentos em boleto, especialmente na primeira ocorrência.
PAGOA fatura foi paga com sucesso.
ATRASADOA fatura está atrasada em relação à data de vencimento.
NÃO PAGOA fatura não foi paga.

A fatura irá assumir o estado PAGO após o pagamento assumir o estado CONCLUIDO.

Pagamento (Payment)

Na tabela abaixo você encontra uma lista dos possíveis estados associados aos pagamentos e suas respectivas descrições.

EstadoDescrição
PENDENTE (PENDING)O pagamento está aguardando processamento.
ESTORNADO (REFUNDED)O pagamento foi cancelado, e o estorno foi efetuado.
CONCLUÍDO (APPROVED)O pagamento foi aprovado com sucesso.
CANCELADO (DENIED)O pagamento foi negado.
NÃO PAGO (UNPAID)O pagamento não foi efetuado.

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Retentativas automáticas

No caso em que o pagamento não foi configurado para retentativas no endpoint de preferências do estabelecimento, o Pagseguro Assinaturas realizará automaticamente retentativas de pagamento, seguindo o padrão de 3 retentativas, uma por dia. As retentativas automáticas são associadas à mesma fatura. Para maiores informações acesse a página de Retentativas automáticas

Retentativas de pagamento automáticas

Ao criar a assinatura, você pode definir o número de retentativas de pagamento que serão executadas no caso de falha no pagamento com a opção de pagamento disponibilizada.

Caso o pagamento não tenha sido configurado para utilizar retentativas, o sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank realizará automaticamente retentativas de pagamento. Nesse caso, o sistema executará três tentativas de finalizar o pagamento, uma por dia. Essas retentativas automáticas são associadas à mesma fatura.

Estornos de pagamentos

Estorno de pagamento é a devolução de um valor pago, em comum acordo entre vendedor e o comprador. ​Essa opção é utilizada para casos como de cancelamento de cobrança já efetuada com sucesso. É importante saber que não é possível estornar uma cobrança com status diferente de PAGO (Paid). Também não é possível reverter um estorno já realizado.

O sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank suporta apenas o estorno total de transações realizadas no cartão de crédito ou boleto. O estorno total deve ser realizado utilizando a API de Pagamentos Recorrentes do PagBank. Você não precisa informar o amount para o estorno total.

A opção estorno parcial do valor da fatura ainda não está disponível. Caso seja necessário realizar um estorno parcial, você pode utilizar um dos canais listados a seguir:

  • Mobile (terminais e Aplicativo)
  • Ibanking
  • Via atendimento (central)
  • E-mail: [email protected]
  • API externa (API de cancelamento)

Após o estorno ser executado, os staus de fatura e pagamento serão os seguintes:

  • Fatura: NÃO PAGO (Unpaid).
  • Pagamento: ESTORNADO (Refunded).

Devolução do valor

Para estorno de pagamento realizado com cartão de crédito a devolução ocorrerá através da fatura do cartão de crédito em até 2 dias uteis.

Para estornos de pagamento realizado com boleto, o valor ficará disponível na conta Pagbank do cliente.

Endpoints

A API de Pagamentos Recorrentes do PagBank fornece os seguintes endpoints para facilitar a gestão de faturas e pagamentos: