Retentativas automáticas

Após um pagamento ser recusado em uma fatura, o sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank oferece a opção de realizar novas tentativas de cobrança automaticamente. Esta facilidade visa proporcionar uma experiência mais flexível e conveniente para os usuários na gestão de transações financeiras.

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Métodos de pagamento aceitos

Retentativas de cobrança automática são configuráveis apenas para o método de pagamento cartão de crédito.

Configuração de Retentativas Automáticas

Atualmente, é possível configurar até 3 retentativas automáticas como padrão. A personalização dessas retentativas é realizada especificando os intervalos de cobrança em dias. Os intervalos permitidos são: 1, 3, 5 ou 7 dias. Ou seja, você escolhe o número de dias que o sistema deve esperar para realizar uma nova tentativa.

Você ainda pode definir a ação que será executado em caso de todas as retentativas falharem. Nesse caso você pode optar por suspender (SUSPEND) ou cancelar (CANCEL) a assinatura.

Exemplo de utilização

Suponha que ocorreu um contratempo ou erro na cobrança do seu cliente em 16/01, e você deseja configurar novas retentativas em intervalos de 3, 5 e 7 dias. A configuração seria a seguinte:

  • first_try = 3: A primeira tentativa ocorrerá em 19/01, três dias após a data da cobrança da fatura.
  • second_try = 5: A primeira tentativa ocorrerá em 24/01, cinco dias após a primeira retentativa de pagamento.
  • third_try= 7: A primeira tentativa ocorrerá em 31/01, sete dias após a segunda retentativa de pagamento.

Endpoints

A API de Pagamentos recorrentes do PagBank fornece os seguintes endpoints para que você configure as retentativas de pagamento automáticas: