A SmartPos possibilita a execução de operações básicas das máquinas de cartão, como pagamentos com cartões de crédito, débito, vouchers, PIX e carteiras digitais. A SmartPOS possui sistema operacional Android que permite a instalação de aplicativos que aumentam as funcionalidades do equipamento e todas as operações são realizadas abaixo da adquirência do PagBank. Ao comprar o terminal, você já está apto a realizar vendas e conta com aplicativos padrões para controle de fluxo de caixa, vendas e estoque, porém você também pode desenvolver sua própria aplicação para utilizar o terminal da forma que melhor atenda sue negócio.

Com a SmartPOS você pode centralizar operações em um único equipamento ou fazer uso da câmera para ler códigos de barra e QR Codes. Essas funcionalidades podem ser utilizadas para centralizar a criação de pedidos, enceramento de contas e cobranças em um único dispositivo no caso de um restaurante, por exemplo. Outro exemplo de aplicação é a utilização do leitor de QR Codes para a cobrança de serviços com base no tempo de utilização, como em estacionamentos.

Os terminais SmartPOS (máquina de cartão) possuem acesso à loja de aplicativos PagBank para utilização de ferramentas que auxiliam na administação da empresa e permitem que o estabelecimento desenvolva seu próprio aplicativo dentro do terminal. Nesta página você encontra informações sobre a SmartPOS da Pagbank e como realizar sua integração com diferentes sistemas.

Forma de utilização da SmartPOS

A SmartPOS é capaz de atender as demandas de dois tipos distintos de aplicações.

  • Pronta para uso: se você necessita de uma solução que esteja pronta para receber pagamentos e te ajudar a gerenciar a sua loja, a SmartPOS conta com vários dispositivos de fábrica que te ajudam nessa operação. Nesse caso, nenhuma programação é necessária para ter a aplicação funcionando.
  • Solução de pagamentos personalizada: caso você necessite criar um sistema personalizado que se integre com outras soluções já presentes na sua empresa, a SmartPOS possibilita que você desenvolva e embarque uma aplicação Android nela. Nesse caso, você utilizará o SDK Android disponibilizado pelo PagBank para realizar as operações de pagamento. Além disso, a sua aplicação passará pelo processo de homologação, para garantir que ela atende todos os critérios de segurança estabelecidos pelo PagBank.

Dispositivos

A SmartPOS do PagBank é composta pelo sistema de gestão de terminais e aplicações conhecida como Loja de Aplicativos e o conjunto de funcionalidades oferecidas pelo SDK de desenvolvimento da PagSeguro. Assim, clientes e parceiros podem utilizar um sistema Android para aplicações próprias em um dos terminais disponíveis:

SmartPOS Model Image
P2 P2
PAX A930 PAX A930
PAX A50 PAX A50
SK 800 SK 800

Funcionalidades padrão

A SmartPOS permite que o estabelecimento realize vendas utilizando qualquer forma de pagamento. Além disso, ela auxilia na administração do negócio através de uma plataforma online ou pela própria máquina de cartão. O administrador pode realizar o monitoramento de vendas, cadastro de produtos, controle de estoque e emissão de notas fiscais de maneira simples e prática.

Através da SmartPOS é possível fazer o cadastro de clientes para criar uma rede de contatos para ativar campanhas de cashback ou registrar débitos para controle de contas à receber.

A SmartPOS também possibilita que você habilite uma versão virtual de uma loja física. Assim, você pode inclusive criar um sistema de delivery próprio, por exemplo. Dessa forma, fica fácil compartilhar os produtos da loja virtual nas redes sociais e realizar vendas online.

Se for realizar um evento, a SmartPOS pode ser utilizada para imprimir fichas para consumação de maneira prática e segura. A fim de gerar maior segurança, todas as máquinas possuem um sistema de geolocalização, garantindo que o investimento esteja seguro.

As funcionalidades mencionadas são vinculadas a aplicativos Android que vem instalados por padrão na SmartPOS. No entanto, a SmartPOS também permite que você desenvolva uma aplicação Android própria para o seu estabelecimento. Nesse caso, você deverá seguir o processo de integração, apresentado na próxima seção.

Integração de uma aplicação personalizada

Ao usar a SmartPOS, você pode desenvolver seu próprio aplicativo dentro do terminal SmartPOS. Ou seja, a sua aplicação irá rodar dentro do sistema da SmartPOS. Neste caso, o seu aplicativo deverá passas pelas fases de:

  1. Integração
  2. Homologação
  3. Produção.

No processo de integração, o time de desenvolvedores do aplicativo pode contar com o apoio da central de atendimento da SmartPOS para tirar dúvidas relacionadas ao uso do SDK Android e da documentação de APIs do SDK. O processo de integração é abordado com mais detalhes na página Integração SmartPOS.

Após o desenvolvimento do aplicativo, ele passará pelo processo de homologação. Nessa etapa, o aplicativo será submetido a uma bateria de testes para validar o código, as permissões e a segurança. As equipes de integração e segurança do PagBank são responsáveis por conduzir estas etapas.

Além disso, é realizada uma análise do consumo de dados do aplicativo desenvolvido. Essa revisão é fundamental, pois o chip de dados é fornecido pelo PagBank, garantindo que a aplicação não resulte em custos excessivos e desnecessários. O consumo mensal de dados estimado é de 30 MB, distribuídos da seguinte forma: 15 MB destinam-se a transações, 5 MB a consultas e 10 MB ao uso de aplicativos de gerenciamento.

Em seguida a homologação do arquivo .apk, torna-se necessário fornecer as URLs que a aplicação utilizará. Esta etapa é de suma importância, pois os chips fornecidos pelo PagBank são bloqueados para APNs públicas, o que reforça a segurança e a integridade do uso dos dados.

Por fim, na fase de produção será criado o acesso à plataforma de gestão da loja de aplicativos. Assim, o cliente poderá visualizar todas as suas SmartPOS e instalar o aplicativo desenvolvido nelas. As funcionalidades desta plataforma são:

  • Adição e remoção de terminais.
  • Criação de lojas de aplicativos.
  • Submissão de aplicativos.
  • Geolocalização dos terminais.

Para maiores informações quanto a integração técnica da SmartPOS, acesse Integração SmartPOS.